terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto Primatas do Nordeste Catarinense

O Projeto Primatas, como é mais conhecido, iniciou em 2002 como Projeto Primatas do Saí, região entre Itapoá e a Vila da Glória. Sua ampliação levou a pesquisa de primatas para Joinville, Campo Alegre, São Francisco do Sul e Itapoá.
O objetivo do Projeto Primatas é buscar informações sobre a diversidade, distribuição e a ecologia dos primatas que habitam nossa região. Os estudos com primatas foram os grandes impulsionadores da Biologia da Conservação no Brasil e no mundo. Quem nunca ouviu falar no mico-leão-dourado ou nos gorilas da montanha do Congo, onde Dian Fossey lutou e deu sua vida para a conservação destes primatas.
Atualmente, as pesquisas concentram-se na Zona Industrial Norte de Joinville, onde existem grupos da espécie Alouatta clamitans, o bugio-ruivo. A situação destes primatas é preocupante, já que estão isolados em fragmentos do que um dia foi a Mata Atlântica de terras baixas em Joinville. Nestas condições o bugio-ruivo corre risco de estar extinto localmente nas próximas gerações devido a consanguinidade.
Os próximos passos da pesquisa é continuar a busca por novos grupos e a implantação de corredores ecológicos, talvez com a recomposição da mata ciliar, ligando os fragmentos. O carisma de um dos primatas mais conhecidos do Brasil, o bugio com seu rugido, pode ajudar a salvar grande parte da biodiversidade que ainda existe nas áreas urbanas de Joinville.

Ouça aqui o ronco do bugio!

2 comentários:

  1. alunas: Monike e Vanessa 6ºB
    A importância de utilização das plantas nativas nas áreas urbanas é para não prejudicar a polinização,a cadeia alimentar e etc...
    Nós estudamos na Escola Municipal Profª Karin Barkemeyer nos gostamos desse assunto sobre plantas exóticas e nativas

    ResponderExcluir
  2. gostamos muito do que está sendo mostrado....
    e assim estimula mais curiosidades para todos que convivem com a nossa sociedade e no meio ambiente:animais plantas e etc.

    ResponderExcluir