quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Animais silvestres apreendidos : qual a melhor solução?

Geochelone carbonaria
     Há algumas semanas atrás, um aluno meu encontrou um jabuti perambulando perto de sua casa. Depois de muita conversa, o aluno me entregou o bichinho, com o casco já meio comido pelos cães. Levei-o para casa, até para avaliar o estado de saúde do jabuti, um macho, que estava fraco, talvez não se alimentava há alguns dias.
    O jabuti (Geochelone carbonaria) é um réptil quelônio (ordem das tartarugas, cágados e jabutis) que é originalmente do Cerrado brasileiro, tendo sua distribuição em parte do norte, nordeste e centro-oeste do país.
   Minha intenção era de entregá-lo a Polícia Ambiental, mas durante o tempo de recuperação do jabuti, tive uma idéia: levá-lo ao CETAS/IBAMA em Florianópolis, até para conhecer o lugar. Pesquisando sobre o assunto, descobri que o CETAS/IBAMA na Bahia faz a soltura de centenas desses animais na natureza, já que esses animais não perdem muito de seus instintos selvagens. CETAS é a sigla para Centro de Triagem de Animais Silvestres e é gerenciado pelo IBAMA, tem a finalidade de receber animais silvestres que, por ventura, forem encontrados feridos ou em cativeiro de forma ilegal. Depois de recebido, o animal recebe os cuidados necessários para restabelecer a saúde e finalmente ganhar a liberdade ou ser encaminhado para um zoológico, por exemplo.
O CETAS em Florianópolis fica na entrada do Parque Florestal do Rio Vermelho, na Barra da Lagoa. Chegando lá, em dia de emenda de feriado, encontrei apenas um policial ambiental cuidando dos animais. Pude perceber que a estrutura para um Centro como aquele deixava a desejar. 
CETAS/IBAMA - Florianópolis
   Esse centro em Florianópolis é o único do Estado, ou seja, tem que atender a demanda de toda Santa Catarina. Em uma palavra: é uma vergonha! Mas infelizmente não é nenhuma novidade para o nosso Estado, a pior política em matéria de conservação ambiental. Daqui saíram coisas absurdas como a mudança do código florestal que altera as APP's para apenas 5 metros em rios menores que 30 metros de largura. Então é de se entender porque não se investe em ampliar os CETAS para outras regiões, porque não aumentam os efetivos da Polícia Ambienal onde o Pelotão de Joinville tem que cobrir todo norte de Santa Catarina.
   Pensava nestas coisas enquanto estava para entregar meu novo amigo ao polícial do CETAS. E para cúmulo, quando lhe perguntei sobre o possível encaminhamento do animal para seu habitat de origem, ele me disse que nunca soube ou viu alguma vez que um bicho daqueles havia sido solto. Seu destino é ficar no CETAS ou então ir para algum zoológico. Fiquei indignado, porque pra mim era como se eu tivesse prometido para ele (o jabuti) que ele voltaria para o lugar dele, mas infelizmente não foi o que aconteceu.
Hoje, quando o aluno me perguntou sobre o jabuti, eu disse que agora ele estava no lugar correto. Por dentro eu sabia que não era bem assim, mas não posso desencorajar que tomem essa atitude, pois pelo menos lá existem pessoas especializadas cuidando dele. Além do mais, o responsável legal pelos animais silvestres apreendidos é o IBAMA, qualquer pessoa que aprisionar, caçar, comercializar ou até perseguir animais silvestres pode pegar de 6 meses a 1 ano de prisão.
O que podemos fazer, falando como biólogo, é trabalhar para que os CETAS tenham programas mais eficientes de reabilitação de animais silvestres para a devolução à natureza. Esse sim é o melhor lugar para eles.





A gravação é do jabuti ainda lá em casa no último dia que passou lá antes de ser levado ao CETAS. Vou ligar para lá periodicamente para ver como está se saindo.

3 comentários:

  1. Vc já deve ter visto a quantidade de jabutis que existe no zoobotânico, infelizmente as pessoas ainda querem adquirí-los como animal de estimação, se cansam do bicho e largam.
    Não existe reintrodução do animal para seus habitats de origem, bem como do saguis estrela(bioinvasor)!!

    ResponderExcluir
  2. Nós vamos em julho ao CETAS.
    Eu faço parte do projeto Protetor Ambiental do município de Timbó, Santa Catarina e todos lutamos contra a extinção dos animais silvestres mantidos em cativeiro do nosso país Brasil...
    Obrigada pela compreenção, lembrem - se vamos cuidar dos nossos animais silvestres e qulaquer movimentos suspeito contra os animais silvestres da nossa região avise qualquer poilicial ambiental da sua região...

    ResponderExcluir
  3. Olá Guilherme, li seu post. Infelizmente muitos dos cetas de nosso país mantêm os animais recebidos muito aquém do necessário para eficazes tratamento, reabilitação e soltura. E percebo que na maioria das vezes o Ibama e a polícia ambiental somente entregam os animais, ou seja, os veterinários e biólogos que " se viram" para acolhê-los, tendo que manter o local por doações... enfim... um desabafo... Na verdade, gostaria de saber se tem algum contato do pessoal deste cetas, pois sou formada em veterinária e meu foco está sendo trabalhar em cetas. Obrigada

    meu e-mail: drecarorato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir