sábado, 11 de setembro de 2010

II Curso de Primatologia na Semana do Biólogo da UNIVILLE

   Nos dias 2 e 3 de setembro o Projeto Primatas do Nordeste Catarinense (PNC) promoveu o mini-curso "Métodos de Estudo de Campo com Primatas". O mini-curso foi realizado pela segunda vez na Semana do Biólogo da UNIVILLE, contando com três profissionais do PNC, o coordenador do projeto profº Sidnei da Silva Dornelles, a bióloga Andressa Lopes Roveda que pesquisa a dispersão de sementes pelo bugio-ruivo e o biólogo Guilherme Evaristo pesquisador voluntário (técnico de campo do PNC entre 2007 e 2009).
Foto: Rodrigo Galdino
   No primeiro dia, foi apresentada a teoria dos métodos utilizados no estudo de primatas. Porém, vale ressaltar que boa parte destes métodos podem ser aplicados a outros grupos da fauna. Em campo, os futuros biólogos puderam aplicar métodos para estudo de comportamento e levantamento da densidade populacional.
   O local da aula prática foi no Distrito Industrial Norte de Joinville, onde ainda existem grupos de bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em fragmentos florestais, alguns em avançado estágio de regeneração.    
   Na prática os alunos puderam perceber a situação delicada em que se encontram esses primatas, isolados em fragmentos, sem poder dispersar e sofrendo os efeitos da redução do habitat.
Foto: Rodrigo Galdino
   A fragmentação dos habitats hoje é uma das principais preocupações para a conservação das espécies, esse isolamento dificulta o fluxo gênico, ou seja, diminui a variabilidade genética e aumenta as chances de problemas genéticos, podendo levar a extinção local da espécie. 
   Um dos objetivos do mini-curso é despertar nos graduandos o interesse pelo estudo de primatas. Os fragmentos do Distrito Industrial podem servir como laboratórios para pesquisa de campo para entender como a fragmentação atinge certos grupos da fauna.


Foto: Rodrigo Galdino
 Informações como estas podem dar subsídios para a criação de planos e ações que promovam a conservação da biodiversidade nestas regiões.
  

Um comentário:

  1. Guiii
    Não sabia que vc tinha um blog!! Tava fuçando o blog Consciencia com Ciencia, e foi citado seu nome! Muuito legal!! Ja vou colocar em "favoritos" pra eu acessar diariamente!
    bjoo
    Ju Neves

    ResponderExcluir