quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente - Análise

Grupo Fauna e Flora
Nos dias 26 e 27 de novembro, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Joinville (FUNDEMA) promoveu a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que ainda possibilitou a participação paralela das crianças através da Conferência Mirim.
Os objetivos da Conferência eram de elaborar propostas para três eixos temáticos: consumo consciente, preservação e conservação da fauna e flora e a gestão e manutenção de recursos hídricos. Para as crianças a Conferência tem um papel educacional e de incentivar a participação social nas decisão que afetam o coletivo. Sendo este um dos grandes desafios, pois atualmente a participação social dos adultos é deficiente. É necessário preparar as futuras gerações para a participação nos processos de decisões. Para isso, convidei os alunos Douglas e Murilo da Escola Municipal Karin Barkemeyer, onde sou professor.
A Conferência dos "adultos" iniciou com a palestra "Biodiversidade é a nossa vida", já que o grande mote das discussões mundiais este ano deveriam ser sobre este tema.
No segundo dia de evento ocorreu as oficinas de trabalho divididas em grupos conforme o eixo temático de sua preferência. As discussões foram satisfatórias, levando em conta o pouco tempo e uma certa falta de objetividade em alguns casos, vou explicar, as questões norteadoras perguntavam: o que precisa ser feito no município e o que precisava ser feito no seu bairro, porém não tínhamos representantes de cada bairro. Uma sugestão seria promover um evento nos moldes das conferências de bacias hidrográficas, tendo uma última central reunindo representantes de todas as bacias hidrográficas de Joinville.
As propostas redigidas ao final do evento por cada grupo de trabalho foram discutidas com todos os participantes, sendo modificado ou incluído algum item quando se julgou necessário e aprovado pelo coletivo.  Agora é preciso cobrar para que essas propostas sejam efetivadas. Já participei de vários eventos, de onde saíram propostas importantes, aprovadas pelo coletivo, mas que caíram no "esquecimento" dando a impressão que o evento era apenas propaganda. Espero que desta vez seja pra valer.
Ao final os alunos da Escola Municipal Zulma do Rosário Miranda apresentaram um vídeo sobre suas experiências com a Educação Ambiental. Com a participação dos alunos, fiquei com uma certa esperança de que essa próxima geração tem muito mais ferramentas para fazer mais do que nós fizemos e tive orgulho pelos meus alunos, os outros que, não eram meus, mas mostraram que estão dispostos a fazer diferente e por ter dado minha modesta contribuição para isso.
Conferência Mirim.
De frente Douglas e Murilo
da Escola Karin Barkemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário