segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como aumentar a biodiversidade em áreas urbanas?

 A maior parte da população humana vive em ambientes urbanos sendo consenso entre todos os setores da sociedade que esse ambiente modificado permanecerá existindo com a maioria de suas características.
Algumas dessas características são extremamente prejudiciais para o equilíbrio dos ecossistemas naturais que mantém o funcionamento do próprio ecossistema urbano. Afinal, todos elementos que mantem o ecossistema urbano em atividade provém dos ecossistemas naturais como a água, o oxigênio, os combustíveis, alimentos, etc. E o que devolvemos? Poluição, destruição dos habitats, extinção de espécies...
Essas características prejudiciais podem ser superadas, algumas de maneira simples outras nem tanto.
Helicônia atrai o beija-flor-grande-do mato
Uma dessas formas simples de melhorar as condições ambientais dentro dos ecossistemas urbanos é a arborização urbana. Utilizando espécies de plantas nativas conseguimos minimizar um dos problemas mais frequentes nas áreas urbanizadas: a diminuição da biodiversidade. A regra é quanto maior for a biodiversidade maior é a capacidade de recuperação dos ecossistemas naturais.
Além do benefício para os ecossistemas, a beleza de encontrar espécies, muitas vezes, raras em um ambiente urbano vale todo esforço.
Em Joinville temos condições de melhorar e muito nosso ambiente. Se todos plantassem espécies nativas no fundo de seu terreno, por exemplo, poderíamos criar um pequeno "corredor" para aves, insetos e até pequenos mamíferos...em minha casa já fiz e o vizinho do lado também. Com isso criamos uma ilha de vegetação nativa que atrai pássaros de todos os tipos e algumas espécies endêmicas da Mata Atlântica.
beija-flor-grande-do-mato (Ramphodon naevius)
Com uma ação simples podemos sim melhorar nosso ambiente e aumentar a biodiversidade no meio urbano.

Um comentário:

  1. A Serra do Mar e a Baia da Babitonga fazem de Joinville um dos mais belos locais para se viver. Só que a cada dia perdemos um pouquinho mais dessa riqueza ambiental e poucos estão preocupados em manter no ambiente urbano a biodiversidade da região. E é por ser uma ação simples é que não se dá valor. Triste.

    ResponderExcluir