quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Plantas nativas vs exóticas

  Estudos de Biologia da Conservação consideram a introdução de espécies exóticas como a segunda maior causa de extinção da diversidade biológica mundial. Ficando atrás apenas da destruição dos habitats. O problema ocorre quando animais, plantas e microorganismos de um determinado lugar são levados para outro onde não há predadores para limitar sua população ou então, como no caso de algumas plantas, alteram os ciclos da cadeia alimentar, polinização, etc.
P. nuda, nativa da Mata Atlântica
  Este ano, a Escola Municipal Profª Karin Barkemeyer desenvolve o projeto "Comunidade Educativa: do sonho a prática, por um planeta sustentável", tendo como objetivo principal  demonstrar que é possível manter a flora nativa da região no ambiente urbano, preservando a biodiversidade e promovendo a sustentabilidade. 
  Essa preocupação com o ambiente urbano levando em conta a biodiversidade local é um tanto quanto recente. Imagine que programas de arborização urbana mal saíram do papel e menos ainda incluem a utilização de plantas nativas de cada região. Muito disso, fora a falta de vontade, deve-se a falta de pesquisas de plantas nativas próprias para uso urbano. Lembrando que quando pensa-se em nativa está se referindo aquela determinada região. Por exemplo, o tão famoso pau-brasil ( Caesalpinea echinata) é nativo do Brasil, mas não do sul do país.
T. glaucopis
  A FUNDEMA (Fundação do Meio Ambiente de Joinville) lançou em 2008 a Portaria nº 007/08 que dispõe sobre as espécies nativas brasileiras próprias para uso em arborização urbana, o que já é um avanço. Porém, se pesquisarmos na imensa área de Mata Atlântica que ainda temos preservada em Joinville podemos encontrar muitas mais.
Euglossa sp
 Um exemplo de planta nativa de Joinville própria para o uso urbano é a Psychotria nuda (cravo-de-negro) que tem como principais polinizadores as abelhas nativas do gênero Euglossa e o beija-flor-de-fronte-azul (Thalurania glaucopis). Espécies que estão desaparecendo da área urbana por serem dependentes desta planta. A P. nuda ainda atrai a fauna com seus frutos sendo uma das plantas mais procuradas no sub-bosque da floresta. Entre os que apresentam preferência pelos seus frutos são o araçari-poca (Selenidera maculirostris), um parente do tucano e a juruva (Baryphthengus ruficapillus).
S. maculirostris
  Com uma simples ação de plantar uma árvore nativa estamos contribuindo para que estas e muitas outras espécies não desapareçam. Vivemos em um país com a maior biodiversidade do mundo, não faz sentido trocar essa riqueza pelo cinza das cidades.
B. ruficapillus

40 comentários:

  1. Olá,

    No artigo deste mês da minha coluna na Revista Educar www.revistaeducar.com.br viu tratar justamente do plantio de mudas, a escolha correta, como plantar.
    Plantar árvores é um gesto bonito, mas deve ser pensado e estudado. Alguns anos atrás nos dias da árvore e meio ambiente nos era dado mudas de eucalipto e pinus e todos levavam achando ótimo.
    As barbaridades da arborização pública em Joinville são inacreditáveis.
    Sucesso no blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Vincius S. Maia e Vinicius A. Rodrigues ano:6A

    é muito importante ter espécies nativas porque não atrapalha na relação ecologica de alguns animais

    ResponderExcluir
  3. Pâmela e laiza Ano:6ºA

    as plantas nativas são muito importante para o meio ambiente para alimentarem os animais que moram na mesma região por isso devemos não trazer plantas de outras regiões.

    ResponderExcluir
  4. Amanda Gabrielle Tobler e Ariane Dos Santos 6Ano A nº06 e 04.


    As espécies nativas são assim tipo a abelha e a flor fazem a polinização e alimento, tipo pegar uma semente e plantar, cuidar e regar e outros cuidados.Isso quer dizer que se plantarmos árvores nativas os animais irão ficar felizes porque se fosse as árvores exóticas eles iriam ficar tristes pois as exóticas são invasoras que elas são de uma determinada região...

    ResponderExcluir
  5. Alunas:stefani_Aline
    Serie:6ºA

    A importância das espécies nativas é que ela ajuda os animais a se alimentarem,é bom para a qualidade do ar,e se os homens tirarem aquela árvore do lugar que ela está os animais que se alimentam dela vão sentir vontade de comer os frutos que a árvore produz e também é importantante para nós porque as árvores produzem frutos para nós e também é saudavél para nosso corpo!

    ResponderExcluir
  6. Nome:Vinícius C. e Karla 6ª ano A
    É a conservação do solo e do meio ambiente,e dos animais se nós tirarmos as plantas nativas a cadeia alimentar se desmancha toda.

    ResponderExcluir
  7. Nome:Alisson Andrew. Série:6ºA

    A inportancia das espécies nativas,para os animais nativos:se alimentarem,para nós: respirarmos um ar mais bom e do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Hallane e Jaqueline
    Série: 6 anoA

    A importância da planta nativa, tendo como o objetivo principal de demonstrar que é possível manter a flora nativa da região no ambiente urbano, preservando a biodiversidade e promovendo a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  9. Murilo e vinicius 6°A

    Devemos cuidar das plantas nativas para preservar a
    a biodiversidade e sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  10. Milena E HELLEN 6°A

    É a conservação do solo,evita a extinção de animais e plantas, e as vezes uma planta pode alimentar vários tipos de animais.
    É importante ter nas casas ou escolas mais ou só as plantas nativas do que exóticas pois as plantas exóticas podem prejudicar o meio ambiente e aos animais.

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Jean 6 ano A

    A importância da planta nativa é que sem ela esses animais que precisão dela vão morrer ou eles vão desaparecer

    ResponderExcluir
  12. Matheus Brenneisen e Matheus Pinheiro30 de setembro de 2010 às 11:04

    Matheus Brenneisen e Matheus Pinheiro 6ºA

    com a importância da planta nativa as árvores respiram mais do que com as planta exótica

    ResponderExcluir
  13. Aline Rodrigues e Bianca Cristina.6ºA
    Os animais presisam das Plantas nativas para sobreviver pois eles não estão acostumados com a expécie Exoticas

    ResponderExcluir
  14. Nomes:Bruno e Gustavo
    Serie:6ºA

    O problema ocorre quando animais, plantas e microorganismos de um determinado lugar são. levados para outro onde não há predadores para limitar sua população ou então, como no caso de algumas plantas, alteram os ciclos da cadeia alimentar, polinização, etc.

    ResponderExcluir
  15. nome:cassiano série:6ºA Nº9 1°QUAL a importancia das plantas nativas: R:É para os animais para mais se alimentar e viver mas se não existisse eles morreriam

    ResponderExcluir
  16. Matheus e Wedslem 6º A

    Nós percebos que dependemos das árvores nativas porque os animais nativos dependem dela pra viver é o alimento deles e as vezes a moradia se plantarmos árvores exóticas para que tenha ávores nativas e animais.

    ResponderExcluir
  17. Ana Carolina Kolter e Esther Maier
    6º ano C
    Nós achamos muito importante para se ter um ar mais puro, mais sombras frescas , casa e alimentos para os animais e adoramos aprender sobre as planta nativas.
    Que elas podem fazer um bem muito melhor para todos!!!

    ResponderExcluir
  18. Vinícius Monteiro Marques
    6 anoC
    a inportância da planta nativa e que com as plantas nativas e que atrai os bichos daqui e com plantas exóticas nao atrai e muito mais

    ResponderExcluir
  19. Rafael Madalena Nº34 e João Vitor Nº20

    as plantas exóticas são muito importantes para as relações ecológicas de algumas espécies raras.
    e sem elas alguns animais podem entrar em extinção.

    ResponderExcluir
  20. Bruna Kelyn Da Rosa e Bruna Bulhoes Da Rosa 6ªanoC

    Nos aprendemos muito sobre as plantas Nativas verssos Exoticas e que depemdemos das arvores Nativas porque os animais nativos dependem dela para viver e comer.

    ResponderExcluir
  21. nome:João Carlos
    Matheus de Sousa
    6°C

    A importância é que as árvore nativas é muito importâcia é que purifica o ar e é muito importante pro meio ambiente.

    ResponderExcluir
  22. Kamilla e Lara 6 º ano C
    É importante ter plantas nativas na area urbana porque a planta nativa ajuda os animais que nessecita da quela planta a sobreviver mais tempo, mas o ser humano está tirando muita plantas nativas e colocando exoticas.

    ResponderExcluir
  23. Nomes:Nayara e Isabela.
    Série:6ºAnoC
    A importância de plantar árvores nativas é que ajuda na polinização e facilita a vida dos animais e humanos.
    As plantas exóticas alteram o ciclo da cadeia alimentar e a polinização.

    ResponderExcluir
  24. Felipe e Gabriel 6ª ano C

    A importância da fauna e da flora e que nos precisamos da arvores nativas para chamar alguns animais que estão em fase de extinção mas em vez de ajudar eles atrapalham a natureza mas ainda e isso pode causar um declínio drástico no clima da nossa cidade

    ResponderExcluir
  25. Alunas:Marya Eduarda e Pamela Série:6 "C"

    Nós temos que ajudar,o meio ambiente,ás árvores nativas.
    Os animais dependem deles para sobreviver.E nós seres humanos também precisamos desses meios.

    ResponderExcluir
  26. Alunos:Guilherme e Eduardo serie:6°C

    Os alunos do professor Guilherme aprendemos que as plantas nativas ajudam o meio ambiente e também os animais,dando a eles os frutos ex:A polinização,e a qualidade do ar melhora para os seres humanos.

    ResponderExcluir
  27. Paulo Henrique Bloseld Santos nº 33 e Henrique Cemin Gozdescki nº15
    É importante destacar que as plantas nativas são muito importantes para os animais da nossa região, os animais necessitam de alimentos da nossa região por isso é preciso plantar árvores da nossa mata.

    ResponderExcluir
  28. T1hierri e Leonardo 6

    nos devemos plantar plantas nativas e nao exóticas poirque nativas e da noça região e exotica não

    ResponderExcluir
  29. RAFAELA E LETICIA 6ºC
    A importância de utilizar as plantas nativas são que elas ajudam na alimentação dos animais e das pessoas e na polinização.Essa é a importancia de usar as plantas nativas no meio urbano.

    ResponderExcluir
  30. Isadora fernanda.
    6 ano C.

    A importancia de plantar arvores nativas é que ajuda na alimentação dos animais e humanos.
    Tambem cuide com as arvores pq ela é o alimento dos animais e dos humanos.

    ResponderExcluir
  31. aluno:Michael Mattheus Souza e Jeffrey Siedschlag.
    serie:6ºano C
    A importância das plantas nativas é que ajuda na ponilisação
    E nos temos que plantar plantas nativas na nossa região.

    ResponderExcluir
  32. Gabriela e Ketlin 6ºC Nº12 e 22.

    Nós achamos importante porque deixa o ar mais puro.
    E também para abrigar os animais se alimentar .

    ResponderExcluir
  33. Bruno e Matheus 6ºC Nº03,29.

    É importante usa plantas nativas no meio urbano por motivo de sérios problemas:Sertos passaros entre outros animais,bichos etc...estão desaparesendo de todo os locais a onde eles viven isto esta gerando serias conçequensias para estes animais ou seja estão perdendo seus habitates.

    ResponderExcluir
  34. Aluna: Carolina Haverroth de Oliveira
    Série: 7º Ano C
    A importancia de plantar plantas nativas é porque ajuda a alimentar animais e Humanos. Devemos preservar para termos um maior numero de biodiversidade e sustentabilidade..Para diminuir a extinção de animais exóticos. Por isso é bom preservar-mos o Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  35. Renato Nunes da Fonseca Filho 7ano"C"

    É muito inportante plantar plantas nativas para nosso meio anbiente proque as planta melhoram nosso ar e as planta deixam nosso viver mas lindo as plantas servam para varias coisas inportanticima.

    ResponderExcluir
  36. nome:André luis da silva kinin serie:7ºanoC
    A importância das plantas nativas num lugar urbano que ajuda na ponilisação do ar com mais ávores
    E nos temos que plantar plantas nativas na nossa região para os animais que ali abitam.

    ResponderExcluir
  37. Nayara Francyne Dirksen 7 ano C


    Usar plantas nativas no meio urbano é muito importante pois o nosso bairro é um exemplo de que falta muitas árvores.

    E por causa que as plantas nativas são muito importabte para os animais que vivem no meio de tanta urbanização, ou seja é o minimo que nós podemos fazer para esses animais pois eles percisam de um pouco de natureza para sua sobrevivencia!!


    Além disso essas plantas pode trazer muita beleza para o nosso bairro.Não é mesmo?

    ResponderExcluir
  38. achamos interessante, os bichos que abitam em nosso bairro é muito importante para a melhoria do nosso convivel com a natureza e assim a plantarmos mais arvores,cuidarmos e termos responsabilidade com o meio ambiente e do nosso mundo onde vivemos..

    ResponderExcluir